SOS da Tai

“EU NÃO SOU VALORIZADO”

Talvez, seja a frase que eu e a maioria dos líderes mais escutamos dos nossos liderados.

Tenho participado de conselhos de liderança e as queixas são as mesmas: que seus liderados querem reconhecimento ou que igualmente não se sentem reconhecidos. 

Sabemos que conseguir promover um funcionário é uma tarefa bem difícil em algumas organizações, porém, preciso dizer que o mercado, infelizmente, banalizou a famosa promoção de funcionários, fazendo alguns “planos de carreira” que basta ter X anos de empresa que o funcionário será promovido, pelo “tempo de casa”, é sacanagem isso, né? 

Isso faz com que várias pessoas acomodadas acreditem fielmente que ter tempo de empresa deve ser motivo suficiente para uma promoção. Me perdoem, mas, parece piada!

Se tem algo que eu amo fazer, é: reconhecer pessoas! Os dias de reconhecimento do time para mim, são os dias mais felizes, eu fico eufórica! Acredito ser um momento especial na vida deles, mas, para que seja assim, especial precisa ter sentido para de fato fazer sentir!

Não e eu não estou falando essa história bonita pelo fato de ser líder, mas, pelo fato de que cheguei onde eu estou com muito suor! Vou te contar que minha trajetória atual não foi fácil, e nem de longe quero que pareça que quero reclamar do meu processo, muito pelo contrário, quero apenas mostrar para muitos que muitas vezes vocês estão vendo apenas a ponta do ‘iceberg’, muitos julgam o seu lugar sem saber da metade de tudo que passou para chegar ali. 

Tudo que passei foi um baita aprendizado para mim, foi com os inúmeros não’s que eu aprendi a buscar os tão esperados sim. Estudei muito, passei mais horas dentro da empresa do que em minha casa, e mesmo em casa, passei mais horas trabalhando e estudando, pois eu sempre quero ser a melhor para o meu time e para minha empresa. 

O que eu espero com este texto é fazer com que líderes e liderados entendam que nós precisamos valorizar as pessoas pelos seus diferenciais! Precisamos entender de uma vez por todas que estar X anos em uma empresa desempenhando exatamente o mesmo papel, sem qualquer busca de aperfeiçoamento no que faz, ou qualquer mudança significativa não faz dele merecedor de promoção. Já conheci profissionais que mereciam reconhecimento no primeiro mês e outros que eu não acreditava merecer nem mesmo depois de anos.

Banalizar promoções/reconhecimentos fazem com que outros profissionais se acomodem, ou que se achem merecedores sem qualquer esforço, fazendo com que o mercado fique cada vez pior. Ao olhar currículos eu não acredito nas experiências das pessoas, pois não sei se elas realmente chegaram nos cargos descritos por merecimento ou só pelos ‘planos de carreiras’ malfeitos (infelizmente, muitas empresas ainda se prendem a currículos).

Entendo que, talvez, você seja a pessoa que busca se aperfeiçoar, doe seu sangue pela empresa e ainda assim não se acha valorizada, mas, meu caro amigo, bora buscar novas oportunidades? O mercado de trabalho está MUITO precário, quem sabe procurando por você, então não fique onde não te cabe!  

Carrego um imenso orgulho das pessoas que eu escolhi trilhar esse caminho comigo, e sabe o que me motivou todos os dias?

Para responder a pergunta precisaria listar 23 nomes de pessoas incríveis as quais liderei, as quais me fazem acordar todos os dias com sangue nos olhos querendo buscar o melhor para eles para que assim eles entreguem o melhor aos nossos clientes.

Meus times me fazem querer mais, não mais por mim, mas por eles, sinto isso como uma missão, e a dor de dizer alguns não’s me destroem por dentro, mas, sempre fico na torcida que isso fortaleça cada um, buscando ser um pouquinho melhor todos os dias.

Não, chegar aqui não foi fácil, ainda tenho momentos que são difíceis, ainda recebo muitas críticas de pessoas que nem me conhecem, os dias não são sempre bons, tive vontade de desistir várias vezes, me senti desvalorizada também e sigo acreditando que posso mais, mas, passei por tudo que passei com muito amor por tudo que eu estava construindo, acreditando sempre em dias melhores. 

Faço uma barreira entre todas as pressões e os problemas e tenho o cuidado de repassar ao time somente o que é essencial, para manter todos motivados e fazer com que os erros sejam passados como lições e não como punições, talvez esse seja um dos segredos da minha gestão.

Acreditem, no mundo dos negócios existe uma verdade absoluta: Grandes empresas são compostas por grandes profissionais!

Não sei mensurar o tamanho do orgulho que tenho de tudo que construímos, eu comecei de zero para tantos liderados (os ‘one a one’ seguem sendo feitos, mesmo que agora não dure mais algumas horinhas, rs), imensa gratidão pelo meu mundo profissional, e quero que você tenha orgulho do seu mundo, cobrando menos e fazendo mais!

Façam mais todos os dias, parem de esperar cargos, pois isso pouco importa! Foque na experiência! Sei que às vezes parece fácil falar do lado de cá, mas, eu não sou a pessoa que conquistou tudo te falando que você pode também, pois talvez, você não seja a pessoa que vai conseguir, bom, a não ser que você arregace as mangas, pare de se vitimizar e corra atrás do que você acredita.

O que verdadeiramente importa é aquilo que você constrói! E eu acredito que estou construindo um novo eu, este novo eu acredita que eu sou muito mais que um cargo na carteira de trabalho, e você? Acredita ser mais? Então seja mais!

 

Lembre-se, você é o que você acredita!

Beijinhos da Tai ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.